Como é Portugal para aqueles que desejam se mudar e viver em um país de primeiro mundo?

 

Essa pergunta está na boca de muitos brasileiros.

 

E por isso achei interessante produzir esse post com informações  para quem está pesquisando como é Portugal para morar ou somente passear.

Como é Portugal

 

como e portugal

 

A primeira coisa que vemos e que define como é Portugal, são as belíssimas cidades que encantam .

 

Carregadas de história e preservada com vários títulos pela UNESCO, fica até difícil de escolher uma cidade para conhecer.

 

Costumo dizer que Portugal é um país para 1 mês inteiro de férias.

 

E morar em Portugal parece mesmo um sonho. Dormir e acordar em meio a castelos e monumentos belíssimos parece até cena de filme.

 

Ao Norte de Portugal a cidade de Braga foi a primeira cidade de Portugal. Foi fundada pelos romanos durante a invasão.

 

Uma cidade mais pacata de muita beleza com montanhas e o verde da natureza e é o centro da religião católica até mesmo da Europa.

 

Ainda no Norte se encontra a cidade de Porto que que possui um visual lindíssimo às margens do rio Douro, com pontes de vista maravilhosa e com casas centenárias de envelhecimento do vinho do Porto.

 

Descendo para o centro de Portugal encontra-se Lisboa, capital de Portugal, de casinhas que sobem as colinas, de telhados ocre e azulejos multicoloridos.

 

Uma beleza sem igual que encanta e não dá vontade de sair.

 

Ao sul de Portugal está o destino preferido para o verão. A região  de Algarve ostenta praias lindíssimas e uma estrutura para o turismo impressionante.

 

Algarve é um dos destinos mais procurados de toda a Europa no verão.

 

ESTÁ DIFÍCIL DE ACHAR A INFORMAÇÃO QUE VOCÊ PRECISA ?
Se você quer informações com maior profundidade e bem detalhadas para morar ou trabalhar em Portugal o melhor caminho é acessar o SITE OFICIAL do Guia Morar em Portugal. Indico ele, pois lá, as informações para morar em Portugal passam por revisões sempre atualizadas. Visitar o Site Oficial.

Morar em Portugal Custo de Vida

 

Para Morar em Portugal o Custo de Vida é um dos mais baixos da Europa.

 

Quando se compara o salário mínimo de Portugal de 580 euros, com o salário mínimo no Brasil, fica claro que o poder de compra morando em Portugal é muito maior que aluguém aqui no Brasil.

 

Um casal morando em uma casa bem localizada em uma cidade menor, terão um gasto entorno de 700 euros por mês, incluídos nesse valor estão: Aluguel (1 quarto), Internet, TV, Telefone, Água, Luz e Alimentação.

 

Em uma cidade maior como Porto e Lisboa os gastos de um casal pode gira em torno de 1000 euros.

 


Como Arrumar Emprego em Portugal

 

Saber Como Arrumar Emprego em Portugal é essencial para evitar dor de cabeça futura.

 

A primeira coisa que você deve entender é que quem tem especialização e experiência na área de tecnologia, vai conseguir espaço para trabalhar em sua área em Portugal.

 

O restante das profissões qualificadas são preferencialmente preenchidas por portugueses ou por imigrantes que já moram a mais tempo em Portugal.

 

Outra razão da dificuldade de se encontrar emprego na sua área de formação é que o diploma universitário de Universidade brasileira não é reconhecido em Portugal.

 

Então para que você um dia possa atuar na sua área de formação, você terá que aguentar alguns anos trabalhando em sub empregos assim como a maioria dos imigrantes.

 

Os sub empregos são: ajudante de cozinha, garçom, vendedor porta a porta, panfletagem, colheita em fazendas…

 

A melhor forma de conseguir uma dessas vagas de emprego é através de indicação de alguém que já está trabalhando em Portugal.

Então se você não conhece ninguém que esteja por lá, aproveite para fazer amizades com brasileiros em Portugal.

 

Essa sem dúvida é a melhor dica de como arrumar emprego em Portugal.

 

 


Vida em Portugal

 

A Vida em Portugal é mais simples e tranquila quando se compara aos costumes das cidades brasileiras.

 

Como a desigualdade social em Portugal é muito amena, é super natural pessoas que ganham os salários mais baixos morarem no mesmo ambiente que os de salários mais altos.

 

Em Portugal não  a cultura de esbanjar dinheiro morando em mansões ou comprando carros importados por pura vaidade.

 

Por isso é muito comum as pessoas não terem carro, não ter que pagar uma fortuna de condomínio e nem escolas caras que separam os ricos dos pobres.

 

Lá o trasporte público funciona muito bem levando a todo canto e a educação em escolas públicas são mais requisitadas do que as particulares.

 

São por esses e mais outros motivos que virou mania os brasileiros ficarem tão animados em ter uma vida em Portugal.

 


Como Imigrar Para Portugal

 

Existem variadas maneiras de Como Imigrar Para Portugal.

 

Se o seu objetivo é ficar por alguma temporada por lá, você poderá ir para Portugal como turista sem precisar de visto pelo período de até 90 dias, podendo prorrogar por mais 90 dias.

 

Ou então como estudante em diversas Universidades e em cursos de pós graduação que permitirá você morar em Portugal enquanto você estiver estudando.

 

Mas se você pretende permanecer em terras portuguesas por tempo indeterminado, você deverá se enquadrar em alguns dos seguintes casos:

 

Aposentado:

Para aposentados brasileiros que possuem renda suficiente para se manterem em Portugal, o acesso ao visto é permitido.

 

Cidadania portuguesa:

Se você é filho ou neto de portugueses nativos, poderá dar entrada no pedido de cidadania portuguesa e estará livre para morar em Portugal.

 

Para trabalhar:

Se você já tem proposta de emprego definida, inclusive com contrato de emprego já em mãos, é só levar os documentos ao consulado de Portugal no Brasil para solicitar o visto de emprego.

Em torno de 30 dias você terá a resposta. Somente com o visto você poderá entrar legalmente em Portugal para trabalhar.

 

Para empreender:

Caso você queira investir em um próprio negócio em Portugal e tenha os recursos para tal, poderá solicitar o visto que permitirá sua entrada no país e, posteriormente o pedido do certificado de residência em Portugal.

 

Com exceção do turismo, em todos os outros casos você deverá solicitar o visto para poder viajar para Portugal. Para cada caso existe um visto diferente.

Para quem quiser morar indefinidamente em Portugal, ao chegar no País, deverá procurar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para dar entrada no pedido do certificado  de residência que deverá ser renovado anualmente.

 


Viver em Portugal Aposentado

 

Viver em Portugal Aposentado vem sendo o sonho de muitos brasileiros que já estão perto de se aposentar.

 

E a boa notícia é que, é sim possível fazer as malas e viver uma vida de primeiro mundo nesse aconchegante país.

 

O que você precisa fazer já de uma vez é se organizar financeiramente.

 

Pois o visto para aposentados só é emitido para quem comprovar renda suficiente para poder viver em Portugal aposentado.

 

Tem até valores já fixados que o aposentado deve receber por mês para que ele seja admitido em Portugal.

 

Então, desde já deve-se pensar em investir em uma previdência privada para que seu salário mensal como aposentado seja de pelo menos duas vezes o salário mínimo de Portugal (600 euros).

 

Isso se o aposentado for viver em Portugal sozinho.

 

Mas para viver em Portugal aposentado levando agregado familiar esse valor irá aumentar podendo ultrapassar 4x o salário mínimo português por mês para uma família com dois filhos menores.

 

LEIA TAMBÉM: